Ensino Fundamental
Anos Finais
Os Anos Finais compreendem turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de Nove Anos.
ojetivos
- Desenvolver competências básicas tanto para o exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais;
- Desenvolver a capacidade de abstração do pensamento sistêmico, do pensamento divergente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco, do saber comunicar-se e da capacidade de buscar conhecimento;
- Proporcionar ao educando o desenvolvimento da afetividade, imaginação e da criatividade;
- Garantir uma aprendizagem permanente, uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam;
- Desenvolver as competências básicas para que os educandos possam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo;
- Estruturar a educação, nos quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser;
- Contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagens que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiências subjetivas.
Metodologia
A metodologia de ensino fundamenta-se no aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, o professor é visto como mediador desse processo.
O docente, nesse sentido, precisa motivar seus alunos para que se sintam estimulados para o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando um ambiente que confere ao aluno criar, comparar, discutir e perguntar, ou seja, aplicar os conhecimentos vistos em aula.
As teorias da aprendizagem são fundamentos desenvolvidos com bases em critérios a fim de facilitar, o desenvolvimento cognitivo, através do conhecimento e do pensamento.
Avaliação
A avaliação é trimestral, no qual são atribuídas menções, resultantes do alcance ou não dos objetivos trabalhados durante o período que o aluno(a), seguindo os critérios:
a. A– atingiu de 100 a 90% dos objetivos do trimestre
b. B– atingiu de 90 a 70% dos objetivos do trimestre
c. C– atingiu de 70 a 50% dos objetivos do trimestre
d. D– atingiu de 49 a nenhum objetivos do trimestre.
A escola oferece aos alunos que evidenciarem baixo rendimento, estudos de recuperação paralela ao longo dos trimestres letivos. Tais estudos são entendidos como um momento importante do processo educativo em que o professor após avaliar o aluno, localiza e interpreta as necessidades e realiza a intervenção pedagógica necessária, buscando a aprendizagem do aluno.